terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Video aula

dá uma olhada nisso...



e treina também!!

sábado, 27 de dezembro de 2008

Ska - o irmão mais velho

Ska é um estilo musical jamaicano se desenvolveu entre o final dos anos 50 e o início dos anos 60. Combinando elementos do Swing e do mento com o jazz e o rhythm and blues norte-americano, foi um precursor na Jamaica do rocksteady e mais tarde do reggae. O Ska, apresenta um rítmo forte qua acompanha o Reggae swingueiro na sua vibração melódica, que formou o Calipso.Assim, Os sons dos tambores é difícil de ser executado,por ter que fazer harmonia com com as cordas da guitarra e o sax jamaicano.

Especialistas em música tipicamente dividem a história do Ska em três levas. A popularidade do estilo expandiu-se bastante desde o seu surgimento, e foi revivido na Inglaterra nos anos 80 (conhecido como "Era Two-Tone", inspirado na gravadora de mesmo nome) e novamente durante os anos 90 (chamado de "Terceira Onda de Ska").
Na Wikipedia tem umas bandas legais e um pouco mais da história desse ritmo que acompanha reggae...

mas ainda algmas pessoas confudem o reggae e o Ska da primeira leva, lembrem-se Ska é ska e Reggae é Reggae e até a tampa!!!

E nunca devemos fazer a compaação Ska x Reggae, isso é quase um pecado, lebremo-nos de Jimmy Cliff nestas horas, Ska e Reggae são "irmãos" e não inimigos...

Feliz 2009!! Jah Live

sábado, 20 de dezembro de 2008

"Bandas de Reggae"

Caraca velhos...

Esses dias tava de bobeira e fui escuta uns cara que diziam que era "Reggae até a tampa", mas o reggae deles era corpo de chão, lixo até até a tampa, meia duzia de musicas com contratempo, um baixo tocando um ritmo tipo baião, e o vocalista só falava de maconha, foi traumatizante, joguei cinco pratas no lixo...
foi então que eu pensei (que phoda já to até pensando!!!) quais as verdadeiras bandas de Reggae aqui no Brasil, achei esse site, que tem a maioria das bandas de reggae legitimo.

Eu particularmente curto Ponto de Equilibrio, Edson Gomes, Chimarruts. Natiruts, Trobo de Jah, mas tem umas do Armandonho que até vale ouvir!!!

Uma dica para quem quer começar a tocar: muito cuidado no projeto inicial de sua banda, evite começar na garagem, procure uns apoios, tenha bons intrumentos e principalmente TENHA BONS MUSICOS, claro que na realidade é complicado achar algum reguero bom de cara, mas os comparsas de banda não podem ter medo do estudo, estudar musica tem que ser um hábito diário e continuo, se o cara for meio vadio, bota pra escanteio, tenta conservar a amizade...

caraca eu disse UMA DICA, botei aí um punhado, aproveitem...

bjosmeliga

sábado, 13 de dezembro de 2008

O Nosso Vocabulário

Só pra constar e enriquecer o vocaba de todos... isso é roots.

-Babilônia: O mundo civilizado, segundo o linguajar rasta.

-Bald head: A pessoa que trabalha para a Babilônia. Ou simplismente o sujeito que não usa dreadlocks

-Cat: Ou the cat. Órgão genital feminino, em patois.

-Chalice: cachimbo para se fumar maconha, normalmente feito em casa de coco.

-Drum'n'bass: Deniminação politicamente correta para o jungle, ritmo que invadiu a Inglaterra na segunda metade dos anos 90.

-Dreadlocks: As chamadas "tranças horríveis" (na opinião preconceituosa dos anos 60) são um dos pilares do rastafarianismo. Para muitos, os dreads funcionam como uma antena que capta boas vibrações.

-Dub: A psicodelia em versão reggae.

-Ganja: Maconha, na linguagem patois.

-I-Tal: Vital , em patois.

-Irie: Legal, em patois. Alegria, diversão.

-Jah: Deus, para os rastas. Ele surge na figura de Hailé Selassié, imperador da Etiópia e tirano de marca maior. Selassié se dizia descendente do Rei Hebreu Salomão - que "pulou a cerca" com a rainha de Sabá. O etíope governou o país com mão de ferro até 1975, quando foi deposto e exilado e, seu próprio palácio - onde veio a falecer no mesmo ano.

-Jammin': curtindo, se divertindo, em patois.

-Myal: Uma forma de magia Branca (para o bem).

-Nagah: Termo pejorativo para negro.

-Nash : Vagina , na linguagem patois.

-Obeah: "Ciência" tradicional african , relacionada aos problemas do espírito , maldições e advinhações.

-Punaani ou punni: Vagina, tem das slack songs jamaicanas.

-Ras : Título usado pelos rastas . Pode significar "senhor" ou "cabeça". Também é rei na língua etíope.

-Rastafarianismo: Filosofia que mistura crendices e profecias no mínimo contestáveis com uma interpretação própria da Bíblia. As raízes da filosofia rastafari foram plantadas na sociedade jamaicana por Marcus Mosiah Garvey, líder negro jamaicano que se radicou nos EUA. grande orador , ele pregava que os negros deviam voltar à África e , em 1919, fundou um jornal(The Negro World) e um revista(The Black Man) para difundir suas mensagens.Ras tafari Makonnem se autoproclamou imperador da Etiópia , reinvidicando para si os títulos de Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, Leão Conquistador da Tribo de Judah. O soberano que mudou o nome para Hailé Salassié (que significa "o poder da Santíssima Trindade") era na verdade um tirano de marca maior, que preferia alimentar seus leões a matar a fome do povo. Mas os jamaicanos o tomaram como divindade e dirigiram suas preces a ele. Um grupo liderado pelos "teóricos" Leonard P. Hovel, o reverendo Claudius Henry, Edward Emanuel e Vernal Davis se encarregaram então de criar os preceitos da filosofia rasta. Eles achavam que a Bíblia havia sido adulterada e fizeram uma espécie de "revisão" do livro sagrado. O rastafarianismo vê a igreja católica , o governo e a polícia como agentes do mal, a Babilônia-"apelidado"dado ao corrupto sistema ocidental. os rastas não devem cortar seus cabelos. As longas tranças nunca devem ser penteadas nem lavadas. Elas são uma espécie de antena para captar vibrações positivas. Os rastas execram o consumo de carne de porco e carne vermelha. A culinária deles se baseia na I-tal Food , composta de legumes , raízes e frutas. Vez ou outra , peixe ou frango. A maconha é um erva sagrada-teria sido encontrada no túmulo do Rei Salomão. Serve para ajudar na compreensão das coisas e é usada como incenso nas igrejas. Hoje a filosofia rasta não tem a mesma popularidade que tinha nos anos 70 (quando Bob Marley propagou o nome de Hailé Salassié em todo o mundo) mas ainda atrai curiosos fãs do reggae.

-Red: chapado de erva, na língua rastafari.

-Satta: Rejubilar-se , meditar , agradecer e rezar.

-Scientist: Praticante de bruxaria.

-Ska: ritmo surgido na Jamaica , no final dos anos 50, fusão do mento(uma espécie de calipso jamaicano) e canções ancestrais com todos os gêneros que rolavam na ilha naquela é poca:, R&B americano e jazz. O nome saiu da boca do músico Jah Jerry- um dos muitos pais da criança. Era nada mais que uma onomatpéia para o som de sua guiterra : skat,skat...

-Slackness: sacanagem , canções de apelo chulo.

-Wanga-Gut: faminto , na linguagem patois.

-Yaga Yaga: uma expressão do dancehall , que serve para agitar a pletéia.
Fonte

agora é só aprender a usar...

Jah Live Children

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Chris Blackwell - Um branquelo* de dread

Esse branco é um dos maiores responsáveis pela popularidade do reggae mundial, ele fundou o selo Island, pelo qual gravaram Marley, Black Uhuru, Pablo Moses e outros. Há quem veja nele um jamaicano filho de ingleses, um vampiro que se aproveitou da ignorância dos jamaicano para enriquecer.
Cada um interpreta como quiser, mas talvez sem ele o reggae o hoje estaria só na jamaica e o rastafari só na Etiópia...



esse cara fez história, que um dia comprou um CD original do Marley concerteza já viu o selo desse cara, o que hoje em dia é raro, quase ninguém mais compra CD original, baixar é a moda, todo mundo baixa uma musiquinha e outra dos feras, mas mesmo assim se não fosse o branquelão nem isso nós teriamos hoje.

*não reparem no adjetivo, não pensem em preconceito, não pensem em nada, só que o cara foi f@#$

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Faça seu Dub

1° - Você sabe o que é o Dub? se quiser saber de verdade joga na Wikipedia, mas resumidamente era o Remix do Reggae, hoje é um pouco diferente dando um peso no baixo e na bateria... legal isso?

Então faça você mesmo, parece tosco, na verdade é tosco, mas vale a intenção.

Eu ia fazer um Clique Aqui, mas isso tá ultrapassado, por isso clica em qualquer palavra que vai parar no mesmo lugar, na Fa´brica de Dub

domingo, 30 de novembro de 2008

A imagem do Reggae

Caraca...

é uma coisa louca a ligação do reggae e a maconha, eu achava que era só brincadeira, mas a Google leovou a sério essa estória, olha isso...


esse negócio tá meio certo, bob marley é quase igual a maconha, mas natiruts tah meio longe ainda de ser uma pesquisa relacionada à Bob, tah os caras são bons sim concordo, porém o Bob está uns punhados de niveis acima!!!

O Começo


Jah live!!!

Vamos falar só de reggae o tempo todo, a verdadeira cultura, o sistema mais complexo de se entender, da onde eu tirei isso, o reggae não foi feito para entender, é para sentir...
escrevam qualquer besteira aí, sendo sobre o reggae e suas tranqueiras vai firme... e nem sei mais o que escreve, acho que vou contar uma piada:
"um pintinho que não tinha toba* foi peida e explodiu"...

* toba é = à drude que por sua vez se observarmos as roots da palavra é a mesma coisa que peidador...

e por hoje é só...

beijos em suas bundas regueiras....